sexta-feira, 10 de junho de 2011

Criando um olho

01) Pressione Ctrl+N para criar um novo arquivo de 1000×1000 pixels, deixe como cor de Background um cinza bem claro depois selecione a Circular Marquee Tool e crie um círculo bem no meio do documento (caso tenha alguma dificuldade pressione Ctrl+R para ver as réguas ou rules e use as linhas guias, para usá-las basta clicar em alguma régua e puxar para o centro do documento a linha guia), caso tenha dificuldade em centralizar a seleção vá em Select> Transform Selection e posicione a seleção onde achar melhor.

02) Com a seleção ainda ativa pressione a letra G do teclado para selecionar a Paint Bucket Tool, escolha a cor que seu olho terá(azul, castanho ou verde) e pinte a seleção, depois pressione Ctrl+Shift+N para criar uma nova layer e faça uma nova seleção circular usando a Circular Marquee Tool (letra M do teclado) como foi feito anteriormente deixe a seleção no centro do documento mas desta vez pinte-a de preto, esta seleção será nossa pupila.

03) Selecione a Smudge Tool, letra R do teclado(ícone do dedo apontado na barra de ferramentas) e crie algumas ranhuras que devem sair do centro para fora.

04) Pressione Ctrl+Shift+N para criar uma nova layer e crie outra seleção circular usando a Circular Marquee Tool, letra M do teclado, e pinte de branco como na foto abaixo.

05) Agora vá em Filter> Noise> Add Noise e defina os valores abaixo.

06) Agora vá em Filter> Blur> Radial Blur, escolha as opções Zoom e Best, em Amount coloque um valor alto, 100 ou próximo a 100, o resultado deve ser parecido com o da foto abaixo.

07) Experimente alguns modos de blend na layer como Overlay, Pin Light, Screen ou outro que dê um melhor efeito, depois entre em Filter> Liquify e crie algumas imperfeições como mostradas na foto abaixo.

08) Pressione Ctrl+J para duplicar a layer da pupila e na layer copiada vá em Image> Adjustments> Hue/Saturation oupressione Ctrl+U para abir a caixa de Hue/Saturation e defina os valores abaixo.

09) Nesta mesma layer pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool e com um brush fino e de pontas macias crie mais algumas irregularidades na imagem como na foto abaixo.

10) Mude o modo de blend da layer para Overlay, seu resultado deve ser próximo a este.

11) Caso queira você pode criar um efeito de reflexo criando uma seleção retangular com a Rectagular Marquee Tool definindo um feather para a suavização das bordas, pinte de branco e depois vá em Filter> Liquify e deixe como na foto abaixo.

12) Selecione a layer que mudamos o modo de blend para Overlay (passo 10)e duplique pressionando Ctrl+J, pressione Ctrl+U para mudar as cores, defina a cor desejada, no nosso caso deixamos marrom, pressione Ctrl+T para rotacionar esta layer e mude o modo de blend da layer escolhendo o melhor efeito para a foto.

13) Selecione a layer da íris e vá em Filter> Blur> Gaussian Blur, defina um valor de aproximadamente 6 pixels para o Radius.

14) Ainda na layer da íris clique com o botão direito sobre a layer e escolha a opção Blending Options> Drop Shadow, defina o valor de Distance em 0 Spreadem um valor baixo ou 0 em Size defina um valor que dê o melhor efeito a imagem, mude Blend Mode para melhorar o efeito, caso queira, adicionar um Outer Glow reforça mais as sombras.

15) Agora selecione as layers onde fizemos as imperfeições e clique com botão direito e vá em Blending Options> Drop Shadow.

16) Clique com o Ctrl pressionado sobre a layer da íris para ativar a seleção e pressione Ctrl+Shift+N para criar uma nova layer, defina a cor branca como Background e Preta para Foreground, depois aplique Filter> Render> Clouds, adicione um pouco de blur indo em Filter> Blur> Gaussian Blur, defina um valor baixo para o Radius, mude o modo de blend da layer para Overlay.

17) Pressione Ctrl+Shift+N para criar uma nova layer e crie uma seleção circular com a Circular Marquee Tool ou letra M do teclado, depois vá em Edit> Stroke, escolha um valor alto para Stroke algo entre 12 a 14 pixels, você terá algo parecido com a foto abaixo.

18) Agora vá em Filter> Blur> Gaussian Blur e coloque um valor alto, para que sua imagem fique como a imagem abaixo.

19) Pressione Ctrl+T para redimensionar a layer e posicione-a de acordo com sua preferência neste tutorial colocamos o efeito mais próximo da pupila.

20) Pressione Ctrl+Shift+N para criar uma nova layer e selecione a Brush Tool pressionando a letra B do teclado, escolha uma cor entre o vermelho e o laranja e defina o Brush com ponta dura e de diâmetro pequeno, comece desenhando alguns vasos que vão do centro para a borda e da borda para o centro como na foto abaixo.

21) Pressione Ctrl+Shift+N para criar outra layer e desta vez coloque mais vasos porém desta vez faça maiores e mais largos.

22) Pressione Ctrl+Shift+N para criar outra layer e aumente o diâmetro de seu Brush definindo um ponta suave para criar bordas avermelhadas em seu documento.

23) Crie outro layer onde você adicionará alguns pequenos vasos sanguíneos, criando algumas manchas na região situada entre a íris ea região branca da superfície do olho:

24) Ao final seu olho ficará assim.

25) Aqui temos a imagem aproximada com mais detalhes

Fonte: http://www.tutoriaisphotoshop.net

Resolução

O que é resolução?
Ela indica o nível de detalhe da imagem e é medida em pontos, ou pixels por polegada. Em inglês podemos traduzir “dot per inch” ou sua abreviação, dpi, que é bem mais conhecida.
Para ajudar no nosso exemplo, coloquemos duas imagens, lado a lado, uma com a resolução de 4 dpi e a outra com o dobro da resolução, 8 dpi.

Note que a figura com a resolução maior apresenta uma qualidade melhor, ou seja, na figura com 8dpi o circulo se parece mais com um circulo do que na figura com 4 dpi.
Quanto maior a resolução usada, mais nítida é a sua imagem e por consequência, melhor a sua qualidade. Imagens que são salvas para Web geralmente tem uma resolução de 72 dpi, levando-se em consideração que as imagens não pode ficar muito grandes (pesadas). Já arquivos para impressão ou fotografias trabalham com valores acima de 200 dpi.
Talvez você nem tenha notado, mas ao criar um arquivo novo no Photoshop (Arquivo > Novo...) entre outros dados, você já informa a resolução desejada.

O ideal é já criar o arquivo com as configurações definitivas, para evitar conversões posteriores que podem prejudicar a qualidade da imagem.

Fonte: http://www.photoshoptotal.com.br/dica-de-photoshop/8/conceitos_basicos_de_resolucao?phpMyAdmin=nXbru2yfMIn-WMZt03a6De5vDz5

Maça de Vidro

01) Abra um documento 500 x 500, com um azul escuro o background (edit > fill), epois vá em filter > render > lighting effects e deixe sua imagem parecida com essa.

Tutoriais de Photoshop

02) Agora escolha a Pen Tool (P) e desenhe uma maçã. vá corrigindo os pontos com a Direct Selection Tool (A), lembre-se, para adicionar pontos clique com o botão direito no ugar onde quer adicionar e escolha "add anchor point". Depois transforme em seleção:botão direito na linha e depois "make selection".
Tente deixar o desenho como na imagem abaixo.
Tutoriais de Photoshop

03) Mantenha essa seleção, vá na janela de "channel" e crie um novo channel (alpha1). Depois vá em edit > Fill e pinte esse canal de branco (somente a maçã deve ficar branca).
04) Matenha a seleção, volte para a janela de "Layers" e vá em Hue/Saturation (ctrl +U) e faça o seguinte:
em saturation coloque 50 e em lightness coloque 5 (não clique em colorize), a área vai ficar um pouco mais clara
do que o fundo. Depois tire a seleção (ctrl + D). Veja se sua imagem ficou parecida com essa:

Tutoriais de Photoshop

05) Use o Lasso Tool para fazer uma seleção parecida com a da imagem abaixo.
Use feather entre 3 e 5 px.
Tutoriais de Photoshop
06) Volte na janela de  "channels" e aperte ctrl + alt + shift + click no channel "alpha1" (aquele que pintamos de branco). Feito isso a seleção ficará somente dentro da maçã, como mostra abaixo.
Tutoriais de Photoshop
07) Feita a seleção, volte para camada de "layers", crie um novo layer e vá em Edit >Fill e pinte de branco.
Ela ficará assim:

Tutoriais de Photoshop

08) Repita os passos 5 e 6 e crie o restante das partes brancas, faça no mesmo layer da anterior. Ela deverá ficar mais ou menos assim:
Tutoriais de Photoshop
09) Bom, agora é o seguinte: vá em "channels" novamente e crie outro channel (alpha2) esse channel, escolha a Eliptical Marquee Tool (M) e faça uma elipse. Desenhe algo de branco com a Brush Tool (B) dentro da elipse, mas não deixe ficar totalmente branco. Depois vá em Filter > Distort >ZigZag e coloque "amount" = 10 e "ridges" = 5. Vai ficar como a figura abaixo.

Tutoriais de Photoshop

10) Aperte ctrl + click e marque a seleção, volte a janela de "Layers" e vá em Edit > Fill e pinte de branco.
Ajuste ele na figura de modo que fique igual a que está abaixo:

Tutoriais de Photoshop

11) Crie com a Pen Tool (P) a forma como a figura abaixo.

Tutoriais de Photoshop

12) Transforme em seleção (botão direito e Make Selection) e depois vá em dit > Stroke e coloque 1 px. Depois é só pegar o Brush (B) com um pincel pequeno e de ponta esfumaçada e pintar como na figura:

Tutoriais de Photoshop

13 - Para finalizar desenhe umas formas com a Pen Tool (P) e utilize o preenchimento gradient foreground to transparent (foreground = branco).

Tutoriais de Photoshop
14 - Para dar um toque final vá em Filter > Render > Lens Flare e deixe como a figura:

Tutoriais de Photoshop
Pronto! Aí você tem sua maçã de vidro!

Tutoriais de Photoshop

Fonte: http://www.photoshoptotal.com.br/tutorial-de-photoshop/109/maca_de_vidro

Recortando fotos no photoshop

Abra sua foto e selecione a ferramenta Corte Demarcado. Em cima, nas medidas de largura e altura, coloque as medidas desejadas. E em resolução, coloque um valor acima de 200, para que a qualidade da sua foto fique boa.

DICA: para entender um pouco mais sobre resolução, veja também o tutorial Conceitos Básicos de Resolução
Com a ferramenta selecionada, clique e arraste sobre o espaço que você queira que tenha a medida 3x4 cm. Quando você soltar o botão do mouse a área demarcada ficará mais clara em relação ao restante da figura.


Caso você não tenha selecionado exatamente a área desejada, ainda poderá fazer ajustes com o mouse, clicando nas bordas da área tracejada ou arrastando a mesma.
Quando selecionar exatamente a área desejada, pressione Enter. E está pronta a sua foto 3x4 cm. Lógicamente que este mesmo tutorial pode ser usado para recortar suas imagens em qualquer outra medida e não unicamente 3x4 cm.

Fonte: http://www.photoshoptotal.com.br/tutorial-de-photoshop/22/recortando_uma_foto_3x4?phpMyAdmin=nXbru2yfMIn-WMZt03a6De5vDz5

Tamanho para revelação de fotos no Photoshop

Segue abaixo uma tabela com o tamanho ideal de imagens para revelação sem deixar as indesejáveis bordas brancas.

Foto Tamanho em Centímetros
10x15 
10,2 x 15,2
15x21 15,2 x 21,6
20x25 
20,3 x 25,4
20x30 20,3 x 30,5
24x30 24,2 x 30,5
30x40 30,5 x 40,2
30x45 30,5 x 45,6

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: http://www.photoshoptotal.com.br/dica-de-photoshop/10/medidas_das_fotos_para_revelacao

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...