sexta-feira, 11 de março de 2011

DB_Link 2

Criando um DB_LINK
CREATE PUBLIC DATABASE LINK <nome_do_db_link>
CONNECT TO <nome_do_usuario_do_banco>  IDENTIFIED BY <senha_do_usuario_do_banco> USING '<conexao_do_tns_names>';

<nome_do_db_link>
Qualquer nome que identifique o seu db_link

<nome_do_usuario_do_banco>
Nome de um usuário do banco que se deseja conectar (sem aspas)

<senha_do_usuario_do_banco>
Senha do usuário do banco que se deseja conectar (sem aspas)

<conexao_do_tns_names>
Nome da conexão utlizada no tnsnames.ora (com aspas)


Visualizando os DB_LINKs existentes
SELECT * FROM DBA_DB_LINKS;

Deletando DB_LINKs
DROP PUBLIC DATABASE LINK <nome_do_db_link>;

quarta-feira, 9 de março de 2011

Transformando foto em desenho colorido

1 – Selecione uma foto, fotos “portrait” sao melhores para trabalhar, duplique “layer” – Comando Layer > Duplicate Layer:

Image hosting by Photobucket

2 – Remova a cor (da copia) da foto usando os comando: Image > Ajustment > Desaturate ou Image > Ajustments > Hue/Saturation movendo o botao saturation ate obter uma foto “preto e branca”. Se vc estiver trabalhando com uma foto preto e branca, ignore esse passo.

Image hosting by Photobucket

3 – Duplique a foto preto e branca e inverta (a copia) usando os comandos: Image > Ajustments > Invert (Ctrl + I – funciona bem).

Image hosting by Photobucket

Nesse ponto vc tera 3 layer na paleta, certifique-se que de cima para baixo esteja o negativo, o preto e branco e o colorido.

4 – Com o “layer” negativo selecionado va na paleta “Layers” e modifique “blending mode” de normal para color dodge. A imagem vai ficar totalmente branca.

Image hosting by Photobucket

5 – Aplique Blur, usando o comando: Filter > Blur > Gaussian Blur. Nesse momento vc ja vai ver os tracos no layer que estava branco, o ajuste de pixes eh que faz a diferanca nos tracos. Ajuste ao seu gosto, na image ilustrativa apliquei 4pxs.

Image hosting by Photobucket

Dai para frente e por conta da sua criatividade. Se vc deletar o layer com a foto preto e branca o desenho recebera as cores do layer colorido, se vc quiser brincar um pouco ajuste o blending mode da foto preto e branca e possivel diversas variacoes.

Image hosting by Photobucket

Tambem usando o comando: Layer > Layer Style > Blending Option > Pattern Overlay, selecione uma testura artistica por exemplo, nao esqueca de ajusta a opacity, voce podera obter um efeito tela ou papel velho.

Image hosting by Photobucket

Sua criatividade eh o limite. Boa Sorte!

Fonte: http://loginstyle.com/photoshop/segundo-post-saindo-do-forno/

segunda-feira, 7 de março de 2011

Transformando foto em desenho a lápis

01. Pressione Ctrl+O e abra a foto escolhida, a foto que iremos usar neste tutorial será a foto abaixo.

02. Duplique a layer Background para isso vá em Layer> Duplicate Layer ou pressione Ctrl+J. Isto irá criar um nova layer com o nome de 'Layer 1'.
03. Retire a saturação da 'layer 1'. Vá em Image> Adjustments> Desaturate ou pressione Ctrl+Shift+U.

04. Duplique a 'Layer 1'. Pressione Ctrl+J e renomeie a layer criada para 'Layer 2'.
05. Inverta as cores da 'Layer 2 '. Vá em Image> Adjustments> Invert ou pressione Ctrl+I.
06. Neste momento você deve ter 3 layers, a layer Background (original), e acima dela 2 layers, a 'Layer 1' e a 'Layer 2'.

07. Mude o modo de blend da 'Layer 2 ' para Color Dodge.
Se tudo estiver certo sua imagem irá ficar completamente branca.

08. Agora aplique um Gaussian Blur na 'Layer 2' indo em Filter> Blur> Gaussian Blur. Defina o Radius como 2.

09. Pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool e defina a cor preta para Foreground, defina a opacidade do Brush por volta de 2% ou 3% e pinte sobre as áreas que você queira mais destaque.

10. Na área dos olhos aumente a opacidade para 5% ou mais e pinte para realçar.

11. Remova o fundo da foto mudando a cor do Brush para branca e pintando nas áreas que queira remover, defina a opacidade do Brush entre 25% a 50%.

12. Para criar a textura do grafite vá em Filter> Texture> Texturizer, selecione 'sandstone texture' e ajuste os valores de Scale e Relief de acordo com sua foto.

13. Ao final sua foto ficará assim.

Fonte: http://www.tutoriaisphotoshop.net/2007/01/transformando-uma-foto-em-desenho.html

domingo, 6 de março de 2011

Vetorização Facial

Neste tutorial, o leitor vai perceber como ilustrações podem ganhar vida no Photoshop e aprender como as linhas podem ganhar movimentos tão suaves como as feitas à mão, e por que o recurso gradiente é um importante aliado para sombras e luzes.


As ferramentas do Photoshop são tão sofisticadas que as possibilidades são infinitas, e basta um pouco de treino para começar a desenvolver novas técnicas para o desenho de retratos.
1. Abra a foto.

2. Aperte a tecla D do seu teclado para que a cor principal seja preta.
3. Na barra de ferramentas à esquerda, selecione a ferramenta Brush, ou use a tecla B do seu teclado como atalho. Agora, na barra de opções acima, mude o diâmetro para 5 px e Hardness, (dureza do pincel) para 80%.Essas alterações vão determinar a espessura das linhas de nosso desenho.
4. Agora, começaremos a testar o método de desenho por meio do recurso simulador de pressão do pincel.
Vamos iniciar pelos cabelos: crie uma nova layer e nomeie-a como Mechas.
Com a ferramenta PenTool, ou caneta, faça uma mecha solta em formato de semicírculo (clicando em um ponto inicial. Depois, em um ponto final e ainda com o botão esquerdo do mouse pressionado,  movimente-o para cima ou para baixo para fazer a curvatura).

Clique com o botão direito do mouse em qualquer lugar da imagem e escolha a opção Stoke Path para traçar o caminho. Agora, escolha as opções Brush, ou pincel, e selecione Simulate Pressure, ou seja, simular pressão.

5. Perceba que a mecha ficou fina na ponta e mais grossa na base. Vamos fazer outras mechas com a ferramenta PenTool, lembrando que esse “path” ou “caminho”, não pode ser fechado, ou seja, o último ponto não pode se encontrar com o primeiro. Para isso, ao final de cada mecha pressione CTRL, clique em qualquer lugar da imagem, e então comece a traçar uma nova mecha do cabelo da modelo. Ao final da última linha, pressione CRTL e clique. Esse recurso nos dá agilidade sem precisarmos criar uma nova layer de “path” a todo o momento.

Ao criar as mechas, não se preocupe tanto com o original, pois vamos dar movimento ao desenho.
6. Delete esse grupo de paths: clique com o botão direito e escolha a opção Delete path. Volte para a aba Layers e veja como ficou.

7. Agora que o básico dessa técnica já está fácil, vamos começar a fazer o contorno do rosto. Crie uma nova layer e, com a ferramenta PenTool, comece a traçar. Dica: quando fazemos uma curva utilizando o “path”, ao clicarmos em outro ponto da imagem, o Photoshop “equilibra” a nova curvatura baseada na anterior, e nem sempre a linha sai onde gostaríamos que estivesse. Para que isso não aconteça, pressione ALT  e clique em cima do último ponto, ou nó. Esse recurso “zera“ a curvatura anterior e você já pode fazer uma nova na direção que desejar.

8 . Crie uma layer para o pescoço e os ombros, e utilizando as técnicas aprendidas anteriormente, trace-os. Delete os paths e veja como ficou.

9. Crie uma layer para fazer os olhos. Com a ferramenta PenTool, faça a área que será preenchida com a maquiagem com o botão direto do mouse e escolha Fill Path.

Fique atento se a cor de primeiro plano é o preto.

Com a mesma ferramenta faça os cílios, e preencha com o Fill Path novamente.

Se precisar, faça os pequenos ajustes com o pincel ou com a própria Pen Tool.

10. Termine o olho direito usando as técnicas ensinadas anteriormente de traçar e preencher path.

Faça, também, a sobrancelha.

Repita os mesmos passos para o olho esquerdo.

11. Contorne o nariz e a boca utilizando o Stoke Path. É importante perceber que os traços são delicados e não contornam toda a extensão do nariz.

12 – Na caixa Layers, como segurança, crie uma nova pasta e coloque todas as alterações do rosto que foram feitas até agora. Duplique essa pasta e pressione CTRL + E em seu teclado para que todo o conteúdo dessa pasta duplicada seja achatado a somente uma layer.

13. Dê duplo clique nessa nova camada e escolha o efeito Color Overlay. Mude a cor para 6b4159.

14. Crie uma layer chamado Cor Base, e com a ferramenta PenTool, gere um fundo com a cor f9d9eb. Esse fundo não tem de ser perfeito nas áreas que serão cobertas pelo cabelo, não se preocupe.

15. Para facilitar a vida de quem trabalha com cores e tê-las sempre à mão, vá em Window/Swatches e clique no botão Create New Swatch of Foreground Color. Pronto, sua cor de primeiro plano fará parte da paleta de cores.

16 – Crie uma layer chamada Sombras1. Nela, usando a ferramenta Pen Tool, crie sombras nas áreas mais prováveis da modelo, ou seja, as áreas mais fundas do rosto (são necessárias algumas noções de desenho). Pinte com o recurso Fill Path e, depois, com o botão direito, escolha a opção Delete Path. Mude o modo da layer para Multiply 45%.

17. Faça novas layers de sombras, se achar necessário. Para as luzes, o processo é exatamente o mesmo, porém, as layers receberão o modo Screen. As luzes são feitas nas áreas mais altas e volumosas do rosto, como nariz, queixo, testa, bochecha e a região logo abaixo das sobrancelhas.

18. Para o olho, é necessário um pouco de atenção aos detalhes. Perceba que ele não é totalmente branco, e os cílios superiores fazem sombra até a metade. Desenhe essas sombras e mude a porcentagem de acordo com seu gosto.
Os efeitos de luz foram feitos com o modo Screen. O código do azul sugerido é o 7fc0da, e para as áreas escuras, usa-se o Multiply. Não se esqueça de criar layers diferentes para sombras e luzes.

19. Repita o processo com o olho esquerdo.

20. Na boca, preste atenção às áreas mais carnudas, pois elas recebem mais luz, e deixe o lábio superior um pouco mais escuro que o inferior para ajudar no sombreamento. Veja os passos da boca a seguir:





21. Vamos adicionar Gradiente no rosto da modelo para lhe dar um pouco mais de brilho. O Gradiente pode ser adicionado dentro de uma seleção, portanto faça seleções nas partes mais altas do rosto, escolha essa ferramenta, e dentro da caixa de opções, escolha “de branco para transparente”. Selecione o Gradiente Radial.

Veja o resultado.

22. Com as sombras, é o mesmo processo. Escolha a cor rosa de base, crie formas com a ferramenta de seleção com o Feather em 30%, aplique o Gradiente e coloque a layer em modo Multiply.

23. Desenhe a forma do cabelo que mais lhe agradar. Use a mesma cor que usamos para fazer o contorno, o código 6b4159. Faça as mechas aos poucos, utilizando as técnicas Fill Path e Stroke Path. Acompanhe o processo nas imagens a seguir:

24. Agora, faça o brilho dos cabelos com o mesmo processo e coloque a layer no modo Screen. Caso ache necessário, utilize a imagem original para tomar como base.

25. Faça uma layer para a camiseta e posicione-a abaixo do cabelo e acima da camada do corpo.

26. Desenhe os brilhos e as sombras do tecido e nossa modelo estará pronta.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...