Esfumar é integrar os traços numa mancha, de modo a criar uma sombra homogênea. Essa técnica é conhecida como ESFUMADO - faz com que as linhas do lápis desapareçam, dando lugar a uma área sombreada em que a passagem de um tom para outro se torna imperceptível. O esfumado pode ser obtido com os dedos, com um pedaço de tecido (lã, algodão ou flanela), ou por meio do esfuminho - pequeno rolo de papel ou de pelica, aparado em ponta. (Para evitar manchas indesejáveis no papel, o desenhista deve ter as mãos sempre secas e limpas.)
Um dos primeiros artistas a usar a técnica do esfumado foi Leonardo da vinci, para quem a linha pura "não existe na natureza". Observando que as zonas de luz e sombra são separadas por gradações de claro-escuro (e não por traços nítidos), o mestre renascentista atenuava o contorno de suas figuras, fazendo com que elas se integrasse ao ambiente. Apesar disso, Da Vinci não aboliu radicalmente a linha de seus desenhos, os quais combinam de uma maneira admirável a linha e a técnica do esfumado.
Abaixo você pode observar alguns exemplos da técnica sendo empregada com um pano, o dedo e o esfuminho.
fonte das imagens: expodreams
Quer ver na prática a utilização dessa técnica, o site expodreamsdisponibiliza um ótimo passo-a-passo. O trabalho consiste em desenvolver um retrato e para isso ele trabalha com o esfumado de forma equilibrada e muito inteligente (O autor: Michaël Wautier estudou na França). O tutorial é tão bom que resolvi disponibilizá-lo para download, é só clicar aqui para começar a baixar.
Fonte: http://desenhistasautodidatas.blogspot.com/search/label/Técnicas
Nenhum comentário :
Postar um comentário