segunda-feira, 25 de abril de 2011

Maçonaria – do outro lado da luz

Em síntese: O livro de W. Schnoebelen é interessante pelas informações que fornece; rasga, de algum modo, o véu da sociedade secreta maçônica. Mas também manifesta uma certa obsessão do autor por Satã e o Satanismo, atribuindo ao Maligno influência exagerada sobre as Lojas Maçônicas. O autor é um ex-maçom, atualmente protestante fundamentalista, que não pode ser tomado ao pé da letra quando associa Maçonaria e Lúcifer. Pode-se crer que algumas correntes maçônicas prestem culto a Satanás; tal será a corrente ou a Loja Paladium (Resurrection Street 13, Chicago, U.S.A.), que Schnoebelen apresenta às pp. 196-202 do seu livro; é mesclada de ocultismo e bruxaria; tal, porém, não parece ser o caso mais freqüente no conjunto das Lojas Maçônicas.

* * *

William Schnoebelen é um autor norte-americano que durante nove anos foi maçom, tendo chegado ao grau 32...; ao mesmo tempo era mórmon. Diziam-lhe os amigos que protestantismo e maçonaria se coadunavam muito bem entre si, pois a Maçonaria seria uma excelente organização cristã. Além disto, Schnoebelen passou dezesseis anos na bruxaria. Finalmente, desiludido, fez-se protestante, membro de uma denominação menos recente e escreveu o livro Masonry-beyond the Light (Maçonaria do outro lado da Luz), em que relata as suas experiências religiosas e maçônicas:


Clique na imagem ao lado para  baixar

Um comentário :

  1. Mano, o cara é um fanático religioso. Dá agonia ler o que ele escreve... Eu leio, mas que dá agonia dá. Você sente aquela obsessão te consumir, o cara tá muito fanático. Desculpem-me os protestantes e o que vou dizer agora, mas infelizmente, quando li o que ele escreveu, da forma que escreveu, notei que seguia a linha do fanatismo protestante. =/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...