sábado, 24 de setembro de 2011

Manipulação e tratamento de foto profissional

Grandes leitores! Hoje iremos desenvolver uma técnica bem interessante. Muita gente me escreve com dúvidas sobre tratamento de imagens, de uma forma mais profissional e comercial. Então, hoje iremos estudar mais um pouco o assunto.

Ah! Só mais uma coisa. Eu gostaria de dizer a todos meus amigos que esse ano teremos o maior evento de internet do Brasil: o iMasters InterCon 2006 (www.imasters.com.br/intercon) e eu estarei lá! Um abraço a todos Let´s Rock!

Artista: Fabio Lody (www.fabiolody.com.br).
Descrição: Manipulando Rostos, como em revistas.
Software ultilizado: Photoshop CS2 em Inglês.
Grau de Dificuldade: 8,5.
Ao som de: Peter Gabriel - In Your Eyes.

Antes de mais nada, quero deixar claro que não podemos simplesmente alterar, tratar ou manipular qualquer foto sem nenhuma base ou conteúdo técnico do que estamos fazendo. Precisamos entender realmente a função de cada ferramenta e determinar uma meta para efetuarmos um trabalho bem feito. Vou explicar aqui como funciona, inclusive a parte técnica de uma manipulação de cor.

Vamos entender como tudo isso funciona. O que é manipulação de imagem/fotos?

Uma imagem digital é uma coleção de pixels ou pontos, cada pixel contendo um número que corresponde à cor ou ao brilho de uma porção minúscula da imagem total. A alteração de uma imagem digital consiste justamente na alteração dos valores desses pixels, de forma a não deixar transições que tornem a alteração detectável visualmente.

Tecnicamente, como isso funciona?

Cores Parecidas

Para determinar qual dentre duas cores (RGB) é a que mais se parece com uma terceira, basta calcular a distância entre as cores no espaço RGB.

Quanto menor a distância, mais parecidas são Cor 1 e Cor 2.

Tom de Cinza

Uma cor é um tom de cinza sempre que suas componentes R, G e B são iguais

Preto
R:0
G:0
B:0

Branco
R:255
G:255
B:255

Cinza
R:30
G:30
B:30

Cinza
R:200
G:200
B:200

Grau de luminosidade

Grau de luminosidade de uma cor significa quanto o olho humano pode perceber desta cor. Pode ser calculado por Luminosidade = R*0.3 + G*0.59 + B *0.11.

Método do Limiar (threshold)

Determina-se um nível de cinza (Limiar) a partir do qual o ponto deve ser acesso.

Para cada ponto da imagem, se n ível de cinza limiar acenderá o ponto. Caso contrário, apagará.

O limiar pode ser escolhido como a intensidade média do palette da imagem. Gera uma imagem de baixa qualidade, entretanto é um algortimo rápido

Fonte: http://www.inf.pucrs.br Prof. Dr. Márcio Serolli Pinho. Foto retirada de http://www.sxc.hu

Principais pontos de manipulação

Vamos começar.

1º Passo: Abra uma imagem para trabalharmos na manipulação. No meu caso encontrei uma foto em um site que disponibiliza fotos principalmente para fins de estudo. Procurei uma foto com muitos "problemas" para serem trabalhados.

Lembro que a técnica mostrada aqui não é complicada, porém requer paciência.

2º Passo: Utilizaremos duas ferramentas basicamente. A Healing Brush Tool e a Clone Stamp Tool .

Clone Stamp Tool: É capaz de copiar um trecho fiel de uma imagem em uma camada e aplicá-la em outro lugar.

Healing Brush Tool: É capaz de copiar um trecho de uma imagem respeitando sua textura e pontos de luz.

Clique sobre a ferramenta "Clone Stamp Tool" (S) e segure a tecla "Alt". Nesse momento, capture uma área sem imperfeições da região em que voce irá tratar e clique sobre outra área, como mostrado abaixo:

Veja, no círculo vermelho, uma área limpa e ótima para utilizarmos. Já a área com o círculo roxo é onde iremos colar o trecho copiado. Caso haja interesse, altere a opacidade (Opacity) da ponta do pincel da "Clone Stamp Tool", alterando na barra de opções como abaixo.

3º Passo: Repare que em alguns momentos após a alteração com a Clone Stamp, deixa um aspecto "liso" demais na pele, e isso é falso. Com a ajuda da "Healing Brush Tool" podemos corrigir, capturando uma textura de outra área, segurando o "Alt" e clicando em outra área rica em detalhes. Após isso, clique novamente onde você pensa estar liso.

4º Passo: Repare em áreas que precisamos ter maior atenção, como boca, bochecha e outro pontos com nuances de cor e texturas que necessitam de tratamento especial.

Veja como está ficando nossa manipulação:


Antes


Depois

Agora, utilizando as mesmas técnicas, iremos corrigir o cabelo.

Clique sobre a ferramenta "Brush Tool" (B) e, em seguida, pressione "Q" para entrar no modo "Quick Mask Mode".


Quick Mask Mode

5º Passo: Trace, com a ferramenta Brush Tool, ao redor do resto, próximo ao cabelo onde iremos manipular.

6º Passo: Pressione "Q" novamente para retornarmos ao "Standard Mode":

7º Passo: Utilizando as mesmas técnicas da pele, retire o cabelo.

8º Passo: Na paleta de camadas, clique sobre o botão "Create new fill or adjustment layer":

9º Passo: Vamos corrigir alguns tons em nossa foto. Então escolha a opção "Selective Color..." e altere como abaixo:

10º Passo: Nesse momento, vá em Image > Adjustments > Shadow / Highlights:

Neste momento, já temos uma foto tratada:


Antes


Depois

Mas iremos trabalhar inclusive com outras técnicas aqui, e algumas encontradas na internet, principalmente em fotologs ou sites relacionados. Com esta técnica, iremos dar um outro aspecto à nossa foto.

11º Passo: Pressione "Ctrl + J" para duplicarmos nossa foto. Feito isso, vá até os fitros e escolha Filter > Noise > Dust & Scratches. Altere como abaixo:

Fazendo isso, iremos "criar" uma outra pele para nossa modelo, principalmente trabalhando com todas nuances da foto.

12º Passo: Nesse momento, vá ate o filtro Filter > Blur > Gaussion Blur e deixe como abaixo:

13º Passo: Agora vá até Filter > Noise > Add Noise:

Com isso, daremos uma leve textura em nossa nova pele.

14º Passo: Clique sobre o botão "Add Layer Mask" para criarmos uma máscara sobre a camada pele.

15º Passo: Pressione "X" para nossas cores de "background" e "foreground" retornarem aos padrões.

16º Passo: Agora, utilizando a "Painted Bucket Tool" (G), preencha nossa máscara em preto. Repare que nossa imagem retornará ao normal e nossa máscara ficará totalmente preenchida como abaixo:

17º Passo: Pressione "D" para inverter as cores princiais e configure a ponta do pincel. Em certos tons e posições da pele em que iremos corrigir com a "nova pele", precisamos alterar as configurações da ponta de nosso pincel. Para fazer isso, veja abaixo meu exemplo:


A ponta de pincel que usei é a "Soft Round 21 pixels".

18º Passo: Caso haja necessidade de se alterar a ponta do pincel, utlize os atalhos "[" para diminuir a ponta e "]" para aumentar.

Clique várias vezes sobre a máscara de nossa "nova pele". Dessa forma iremos deixar um aspecto mais jovem, sem rugas e imperfeições como em revistas. Tome cuidado com as diagonais da foto e pontos de passagem de luz.

Note que nossa máscara mantém exatamente os pontos e regiões tratados.

19º Passo: Nesse momento, iremos incluir um filtro em nossa foto. Vá em Layer > New Adjustment Layer > Photo Filter.

Já temos um resultado bem satisfatório:

Iremos alterar alguns pontos de nossa foto, como lábios, por exemplo.

20º Passo: Pressione "Shift + Ctrl + N" para criarmos uma nova camada.

Tome cuidado para deixar esta camada sobre todas as outras.

21º Passo: Pressione "B" para habilitarmos a ferramenta "Brush Tool". Altere o tom da ponta do pincel para #860404 e trace como abaixo:

22º Passo: Altere a propriedade da camada "boca" para "soft light" e deixa-a com 67% de opacidade.

23º Passo: Duplique a camada que não possui máscara, pressionando "Ctrl + J":

24º Passo: Vá até Filter > Blur > Guassian Blur.

25º Passo: Agora vá em Layer > Layer Style > Blending Option.

26º Passo: Altere a propriedade da camada para "Linear Light".

27º Passo: Clique sobre o botão "Create a new fill or adustament layer" e, em seguida, "Brightness/Contrast".

E finalmente...


Final


Com algumas alterações.


Passe o mouse e veja a diferença.

Bom, espero que tenham gostado, fiquem com Deus e ótima semana a todos!

Fonte: http://imasters.com.br/artigo/4562/photoshop/manipulacao_e_tratamento_de_foto_profissional/

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

O que é atraso do obturador e como evitá-lo

Para a fotografia, um segundo pode ser a diferença entre uma foto ótima ou mediana. Aprenda o que é o atraso do obturador (shutter lag), o quanto ele afeta o trabalho do fotógrafo e como evitá-lo.

Um dos principais segredos de um bom fotógrafo é estar sempre preparado, pois as melhores fotografias muitas vezes são feitas de instantes muito rápidos. Um sorriso espontâneo, o pulo de um animal, um lance decisivo em um jogo, nenhuma dessas situações vai esperar até que o fotógrafo esteja pronto.

O momento decisivo de uma fotografia

Fonte da imagem: Jeff Schwartz

Por esse motivo, qualquer segundo faz toda a diferença. Algumas câmeras possuem algo chamado de “atraso do obturador”, ou mais popularmente conhecido como “shutter lag”, que é o tempo que demora desde o instante que o disparador é apertado, até o instante em que a fotografia é tirada. Isso pode atrapalhar muito o fotógrafo, e apesar de não ser possível eliminar esse atraso, é possível minimizá-lo bastante. Saiba como!

Aquele único instante

Existem situações nas quais um único segundo, ou até menos do que isso, faz toda a diferença.Henri Cartier-Bresson, um fotógrafo francês que é até hoje reconhecido como um dos maiores profissionais da área, falava bastante sobre o momento único da fotografia.

Henri Cartier-Bresson defendia o momento decisivo da fotografia

(Fonte da imagem: Henri Cartier-Bresson)

Em seu livro “Images à la sauvette” (Traduzido para o inglês como “The Decisive Moment”, que quer dizer “o momento decisivo”), publicado em 1952, Cartier-Bresson defendeu que existe sempre um instante decisivo na fotografia, no qual a melhor imagem pode ser conseguida. Cabe ao fotógrafo saber, por treino e intuição, quando apertar o disparador e eternizar a cena.

Uma das frases mais célebres do seu livro é: “Ops! The Moment! Once you miss it, it is gone forever.” (“Ops! O Momento! Uma vez que você o perdeu, está perdido para sempre.”, em tradução livre) e reflete justamente isso. É preciso aproveitar quando o menor movimento acontece, quando aquela expressão aparece no rosto do sujeito que está sendo fotografado, quando a cena se torna única.

Um sorriso espontâneo dura poucos instantes

(Fonte da imagem: Ana Nemes)

Mas como fazer isso quando o disparador é apertado e a foto só é batida mais de um segundo depois? Esse atraso do disparador pode ser fatal para o instante decisivo, o que é frustrante para o fotógrafo. Antes de saber como evitar isso, a pergunta a ser feita é: por que o shutter lag acontece?

Entrando em foco

O principal culpado pelos instantes de atraso do obturador, nas câmeras compactas (as populares “point and shoot”), é o foco. Quando o disparador é apertado, antes do obturador se fechar e abrir, a cena precisa ser focada. Isso demora um pouco e gera o delay tão prejudicial.

Mas é mesmo preciso focar novamente todas as vezes? Sim. Isso precisa ser feito, pois nenhuma fotografia é igual à outra, e essas mudanças, ainda que pequenas, geram uma nova região principal de foco.

Na prática, ao olhar para uma fotografia, isso é quase imperceptível, porém a máquina fotográfica não consegue reconhecer a cena e simplesmente “importar” a configuração de foco da foto anterior. Isso só seria possível com o foco manual, porém poucas câmeras compactas possuem essa função.

Corrigindo esse tipo de shutter lag

Para corrigir o atraso do obturador nesses casos, existe um truque simples e quase infalível. Se você puder conferir na sua câmera, vai ver que o foco é ajustado quando o disparador é pressionado até a metade. Não é preciso bater a fotografia para ter a cena completamente nítida, e é essa a solução para o shutter lag das câmeras compactas!

Ao tirar uma fotografia de um animal, por exemplo, foque a cena primeiro e permaneça com o dedo pressionando o botão até a metade. Agora, aguarde o instante decisivo e aperte o resto do disparador. O shutter lag é drasticamente diminuído! É claro que existe um momento mínimo entre apertar o botão e o obturador ser aberto, mas no geral, a melhora é significativa.

Foque a imagem primeiro e espere até o momento ideal

Fonte da imagem: Will Kimeria

E as câmeras profissionais?

Nas dSLR, o shutter lag ocorre de maneira um pouco diferente. Apesar de ele existir, é bem menor do que nas câmeras compactas e de celular, pois a construção deste tipo de máquina fotográfica é feita de tal modo que o fotógrafo possa conseguir resultados mais rápidos.

Um dos principais causadores do shutter lag em câmeras dSLR é o espelho que permite a visualização prévia da imagem (se você não sabe como funciona uma câmera desse tipo, veja este artigo para entender), já que ele precisa ser levantado para a luz atingir o sensor. Esse tempo é mínimo, no entanto, e varia de câmera para câmera.

O atraso pelo foco existe nas câmeras profissionais também, e precisa ser evitado da mesma forma, porém o tempo que a lente leva para deixar a imagem nítida, nesses casos, é um pouco menor. Outro fator que contribui com o fotógrafo é o uso do foco manual, eliminando completamente esse tipo de shutter lag.

Tempo de processamento

Outro tipo de atraso que ocorre é o tempo de processamento da imagem pelo sensor. Isso não se configura realmente como shutter lag, já que ocorre depois que a foto foi tirada, mas pode atrapalhar a captura de fotos sequenciais, pois muitas câmeras passam vários segundos processando uma mesma imagem.

Fotos sequenciais podem ser prejudicadas pelo tempo de processamento

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia)

Nas dSLR, é possível evitar isso, basta apertar o disparador vezes seguidas rapidamente até tirar todas as fotos em sequência e só então dar o tempo para o sensor fazer o seu trabalho. É claro que, nesses casos, esse tempo será muito maior depois, já que são várias fotografias para serem processadas.

Se você, no entanto, não possui uma dSLR, não desanime! Na maior parte das compactas existe a opção de disparo contínuo, que permite, geralmente, de três a até cinco imagens sequenciais antes do sensor começar a processar as fotografias. Veja no manual da sua câmera se essa função existe.

O tempo de processamento é drasticamente aumentado, principalmente nas câmeras compactas, se o flash é usado. Isso por que, por características físicas da lâmpada, é preciso esperar um pouco até ser possível usá-lo novamente. Desse modo, prefira fotos sem flash quando o tempo de processamento fizer muita diferença.

O mais importante para o fotógrafo que está começando é treinar muito, até conhecer bem os tempos e atrasos da sua câmera, já que isso faz com que seja mais fácil apertar o disparador no momento certo. Outra dica é praticar e aprimorar o seu próprio reflexo para que o tempo decorrido entre ver a ação acontecer e apertar o botão seja mínimo. Veja mais exemplos de fotografias de momentos decisivos:

Galeria de Imagens


Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/9275-fotografia-o-que-e-atraso-do-obturador-e-como-evita-lo.htm#ixzz1YnseJQvm

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